domingo, 29 de outubro de 2017

Gilson Eletricista e o valor da palavra empenhada.

Olá nobres amigos e iluminados leitores do Blog do Gilson Eletricista.

Sou um Eletricista à moda antiga.

Sou do tempo, em que ao chegar ao fim uma negociação para estabelecer o valor de um serviço oferecido, um aperto de mão pessoalmente ou verbal  por telefone. era o suficiente.

Mas, os tempos mudaram e as pessoas não respeitam nem um contrato assinado.

Como a grande maioria de meus clientes antigos, são pessoas de honra, eu faço meus acordos verbais.

Para os novos clientes, eu sou mais cuidadoso e exijo a comunicação por e-mails e só começo a trabalhar e a dar a lista de materiais, após o pagamento antecipado de 50% em dinheiro.

Estamos em crise no Brasil, e já não posso mais confiar, nem mesmo nestes antigos clientes com + de 15 ou 20 anos...

1º caso:
Meu antigo cliente me chamou para ampliar o número de tomadas e embutir os cabos de internet e antena coletiva, tendo em vista que um novo armário planejado iria ser montado na 3a.feira.

Fui até o local no Sábado, estudei os caminhos a serem cortados, tirei a metragem de cabos e demais fiações e passei o orçamento na mesma hora.

O orçamento foi aprovado e o pagamento seria integral ao término.

Como já estava contratado, risquei as paredes e passei a lista de material.

Fiquei de voltar na 2a.feira e executar o combinado.

Na 2a. feira de manhã cedo, ele ligou dizendo que iria cancelar o serviço por ter conseguido um orçamento melhor do que o meu...

2º caso:
Outro antigo cliente me chamou para fazer uma instalação externa de 220 volts.

Fui até o local no Domingo, estudei os caminhos e fiquei de voltar no dia seguinte para tirar as metragens e levantar os materiais necessários.

Na 2a.feira, voltei e levei 1 hora para fazer o levantamento.

Fui até a loja de materiais e peguei o orçamento dos materiais necessários.

Voltei ao cliente e apresentei o orçamento do serviço e do material.

Foi aprovado na hora.

Marcamos para começar na 5a.feira.

Fui até a loja e pedi para entregar o material no endereço.

Na 3a. feira, a noite, o cliente liga e pergunta se eu não posso melhorar o valor da mão de obra.

Respondi que já havia chegado no meu preço mínimo e ainda parcelei em 2x.

Ele argumentou que tinha conseguido um orçamento melhor.

Eu respondi, então o Sr. faça com ele...

Na 4a.feira de manhã, ele ligou e disse que iria fazer comigo mesmo, pois já conhecia o meu trabalho.

Na 4a.feira de noite, ele torna a ligar e pede desculpas, mas teria de cancelar o serviço, porque o outro concorrente fez uma oferta irrecusável e ainda daria 10 lâmpadas Leds Ouro Lux de 7w.

Respondi, este concorrente fez esta oferta irrecusável, para pegar o serviço.

No meio do andamento do serviço, ele alegará dificuldades e imprevistos e os valores serão corrigidos.

E outra coisa, ninguém dá nada de graça.

Este valor destas péssimas lâmpadas Ouro Lux, já estão embutidas no orçamento.

Resultado de imagem para fotos de um metido a esperto

O quê um Eletricista deve ou não fazer ?
Infelizmente não pode confiar em ninguém.

Passar lista de materiais, riscar paredes e informar como vai ser feito um serviço, somente com o dinheiro no bolso.

Deve passar a cobrar taxa de visita técnica + deslocamento para prestar um orçamento.

Se o orçamento for aprovado, abater este valor na restante do total do serviço.

Se 10 pedidos de orçamentos forem solicitados, ao final do dia, o eletricista estará com dinheiro no bolso...

Deve evitar receber o pagamento final em chegue.

Ao dar o recibo, anotar o número do cheque, a conta e a agência.

Se o pagamento for feito por transferência eletrônica ou via celular, confirmar o recebimento.

Ao dar um recibo, deverá constar o tempo de garantia e se esta garantia é só para a mão de obra ou se inclui os materiais.

Ao dar um recibo, o serviço prestado deverá ser o mais detalhado possível.

Como é esta questão da honra lá no Japão ?
De um modo geral os japoneses acreditam que a Honra é mais valiosa, que a própria vida.

Os grandes comerciantes de diamantes, ao chegarem ao preço final, selam o acordo com um simples aperto de mão.

Qual a garantia ?

A própria vida...



Gilson Eletricista
Flamengo - Rio de Janeiro - Brasil
WhatsApp: (21) 99925-7935  TIM

                               Autor do texto: Gilson Carlos Pessanha

                                                MyFreeCopyright.com Registered & Protected
                           Siga me no Google+ Gilson Carlos Pessanha

            Inscreva se no meu canal de vídeos no youtube Gilson Eletricista

Deixe seu Like e ative o sininho para receber aviso por e-mail de novos vídeos.