Sou um Eletricista à moda antiga.
Sou do tempo, em que ao chegar ao fim uma negociação para estabelecer o valor de um serviço oferecido, um aperto de mão pessoalmente ou verbal por telefone. era o suficiente.
Mas, os tempos mudaram e as pessoas não respeitam nem um contrato assinado.
Como a grande maioria de meus clientes antigos, são pessoas de honra, eu faço meus acordos verbais.
Para os novos clientes, eu sou mais cuidadoso e exijo a comunicação por e-mails e só começo a trabalhar e a dar a lista de materiais, após o pagamento antecipado de 50% em dinheiro.
Estamos em crise no Brasil, e já não posso mais confiar, nem mesmo nestes antigos clientes com + de 15 ou 20 anos...
1º caso:
Meu antigo cliente me chamou para ampliar o número de tomadas e embutir os cabos de internet e antena coletiva, tendo em vista que um novo armário planejado iria ser montado na 3a.feira.
Fui até o local no Sábado, estudei os caminhos a serem cortados, tirei a metragem de cabos e demais fiações e passei o orçamento na mesma hora.
O orçamento foi aprovado e o pagamento seria integral ao término.
Como já estava contratado, risquei as paredes e passei a lista de material.
Fiquei de voltar na 2a.feira e executar o combinado.
Na 2a. feira de manhã cedo, ele ligou dizendo que iria cancelar o serviço por ter conseguido um orçamento melhor do que o meu...
2º caso:
Outro antigo cliente me chamou para fazer uma instalação externa de 220 volts.
Fui até o local no Domingo, estudei os caminhos e fiquei de voltar no dia seguinte para tirar as metragens e levantar os materiais necessários.
Na 2a.feira, voltei e levei 1 hora para fazer o levantamento.
Fui até a loja de materiais e peguei o orçamento dos materiais necessários.
Voltei ao cliente e apresentei o orçamento do serviço e do material.
Foi aprovado na hora.
Marcamos para começar na 5a.feira.
Fui até a loja e pedi para entregar o material no endereço.
Na 3a. feira, a noite, o cliente liga e pergunta se eu não posso melhorar o valor da mão de obra.
Respondi que já havia chegado no meu preço mínimo e ainda parcelei em 2x.
Ele argumentou que tinha conseguido um orçamento melhor.
Eu respondi, então o Sr. faça com ele...
Na 4a.feira de manhã, ele ligou e disse que iria fazer comigo mesmo, pois já conhecia o meu trabalho.
Na 4a.feira de noite, ele torna a ligar e pede desculpas, mas teria de cancelar o serviço, porque o outro concorrente fez uma oferta irrecusável e ainda daria 10 lâmpadas Leds Ouro Lux de 7w.
Respondi, este concorrente fez esta oferta irrecusável, para pegar o serviço.
No meio do andamento do serviço, ele alegará dificuldades e imprevistos e os valores serão corrigidos.
E outra coisa, ninguém dá nada de graça.
Este valor destas péssimas lâmpadas Ouro Lux, já estão embutidas no orçamento.
![Resultado de imagem para fotos de um metido a esperto](https://cdn.pensador.com/img/frase/jo/so/jo_soares_o_maior_erro_dos_quot_espertos_quot_e_achar_q_lmyv80y.jpg)
O quê um Eletricista deve ou não fazer ?
Infelizmente não pode confiar em ninguém.
Passar lista de materiais, riscar paredes e informar como vai ser feito um serviço, somente com o dinheiro no bolso.
Deve passar a cobrar taxa de visita técnica + deslocamento para prestar um orçamento.
Se o orçamento for aprovado, abater este valor na restante do total do serviço.
Se 10 pedidos de orçamentos forem solicitados, ao final do dia, o eletricista estará com dinheiro no bolso...
Deve evitar receber o pagamento final em chegue.
Ao dar o recibo, anotar o número do cheque, a conta e a agência.
Se o pagamento for feito por transferência eletrônica ou via celular, confirmar o recebimento.
Ao dar um recibo, deverá constar o tempo de garantia e se esta garantia é só para a mão de obra ou se inclui os materiais.
Ao dar um recibo, o serviço prestado deverá ser o mais detalhado possível.
Como é esta questão da honra lá no Japão ?
De um modo geral os japoneses acreditam que a Honra é mais valiosa, que a própria vida.
Os grandes comerciantes de diamantes, ao chegarem ao preço final, selam o acordo com um simples aperto de mão.
Qual a garantia ?
A própria vida...
Gilson Eletricista
Flamengo - Rio de Janeiro - Brasil
WhatsApp: (21) 99925-7935 TIM
Autor do texto: Gilson Carlos Pessanha
Siga me no Google+ Gilson Carlos Pessanha
Inscreva se no meu canal de vídeos no youtube Gilson Eletricista
Deixe seu Like e ative o sininho para receber aviso por e-mail de novos vídeos.